Neste domingo estamos comemorando o dia dos Pais. O que é um pai? Como é o seu pai? Quais as características de um pai que ama seu filhos? (interagir com as crianças).
Vocês sabiam que Deus é nosso Pai? Como Deus é como Pai? Vocês sabem que Deus, nosso pai celestial nos ama?(interagir com as crianças).
Onde fala na Bíblia que Deus é nosso Pai?
Na bíblia temos muitas momentos onde tanto discípulos, profetas, reis chamam nosso Deus de Pai. O Próprio Jesus chama Deus de Pai em quase 50 vezes no evangelho de João.
Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. João 15:9,10
A paternidade não é algo derivado da família humana, mas é aprendido do relacionamento dentro da Trindade (Pai, filho e Espírito Santo). Com a vinda de Jesus e a exposição que Ele fez de seu relacionamento com o Pai dos Céus, podemos aprender muito, tanto na relação de pais e filhos aqui na terra quanto na aproximação maior e mais intensa para com nosso Pai Altíssimo.
Quais são as características de nosso Pai celestial?
Todo-Poderoso: O Pai tem todo poder sobre tudo que existe. Seus planos não podem ser impedidos e Sua vontade é soberana. Toda autoridade e todo poder vem do Pai. A palavra final sempre pertence a Deus (Jeremias 32:27).
Perfeito: Não há falha nenhuma no Pai. Ele é totalmente puro e não se contamina com o pecado (Deuteronômio 32:4). Todos os Seus caminhos são puros e toda a sabedoria vem dele. Deus é sempre justo e é a fonte de tudo que é bom. Ele é o Pai perfeito.
Amor: O amor é a característica essencial de Deus (1 João 4:8). Ele não é frio nem cruel. Deus é um Pai carinhoso, que fica triste em ver seus filhos se desviarem para o mal. Ele não castiga por gosto, mas pela necessidade de manter a justiça. Por causa de Seu amor, o Pai é misericordioso e nos oferece uma segunda oportunidade quando pecamos. Ele nos ama tanto que deu Seu Filho Jesus para nos salvar!
O Pai e o Filho: A Bíblia apresenta Jesus como o Filho de Deus. Mas a relação do Pai com Jesus é diferente de Sua relação com o mundo. Jesus chamava Deus de Pai por causa de seu relacionamento. A união de Jesus com o Pai era parecida com a união de uma família.
Deus também é o Pai porque Ele tem toda autoridade. O poder de Jesus vinha todo do Pai e tudo que ele ensinou é válido porque veio do Pai (João 14:10-11). Jesus se submeteu completamente à vontade do Pai e foi obediente em tudo, como um bom filho.
O Pai de todo aquele que crê: Deus é o Pai de toda a criação, mas somente quando somos salvos nos tornamos filhos de Deus de pleno direito (1 João 3:1). O pecado nos separa do Pai e somente através de Jesus podemos voltar a fazer parte da família de Deus.
Jesus é o único caminho para o Pai (João 14:6). Quando nos arrependemos e cremos em Jesus, somos adotados como filhos de Deus e nos tornamos herdeiros do Céu. Pela fé nos tornamos filhos de Deus, com acesso ao Pai e direito a um relacionamento íntimo com Ele.
